Tecnologia e Inovação

Pequenas empresas investem em tecnologia para crescerem

Novas ferramentas são capazes de contribuir para processos de gestão, comunicação e produtividade

217

Por Redação, fonte G1
Publicado em 22/11/2019 às 13:05  •  atualizado há 4 horas

A sociedade vive um momento de contato extremo com a tecnologia. O uso dessas ferramentas ultrapassou todas as barreiras e hoje está presente tanto na vida privada das pessoas como nos processos empresariais, independentemente da escala. Nesse contexto, lidar com um mundo hiper conectado e tecnológico deixou de ser uma vantagem competitiva e passou a ser uma necessidade primária para qualquer investidor.
A tecnologia é capaz de auxiliar em diferentes etapas do negócio e, especialmente para as pequenas empresas, pode ser um divisor de águas. Isso porque esses recursos contribuem desde o aprimoramento nos processos de produção, passando pelo controle mais preciso na gestão, até o contato direto com o público consumidor por meio de ferramentas de marketing digital.
Essas soluções precisam ser estudadas de modo individual e devem fazer parte do planejamento estratégico da empresa para que se tornem mais assertivas, pensando desde a aquisição da tecnologia até a qualificação da equipe que irá atuar diretamente com ela.
 

Entenda quais tecnologias contribuem para o crescimento
 
Novas tecnologias surgem a todo o momento com o objetivo de suprir um amplo leque de demandas geradas por negócios de setores distintos.
 

Cada solução poderá trazer resultados ou não para determinado empreendimento, dependendo da equação entre as necessidades da empresa e os benefícios oferecidos pela ferramenta.
 

Para compreender quais deficiências precisam ser atendidas, é essencial que os gestores realizem um profundo estudo de todos os processos, identificando quais áreas estão mais carentes de atenção, quais as reclamações recorrentes entre funcionários e colaboradores, e de que maneira isso poderia ser corrigido por investimentos em tecnologia.
 

Qualifique o setor de Tecnologia de Informação
 
A tecnologia é capaz de dar celeridade aos processos e tornar equipes e processos mais eficazes, mas é válido ressaltar que sozinha ela não tem capacidade de transformação. É preciso que as empresas estejam preparadas para receber esses recursos. O setor de Tecnologia de Informação deve estar plenamente estabelecido e com autonomia para indicar estratégias eficazes e que resultarão em retorno efetivo para a empresa.
 

A relevância em constituir equipes sólidas nesse setor é reforçada pelas projeções de crescimento.
 
 

Tecnologia para a comunicação
 
Seja qual for a área de atuação da empresa, a comunicação é essencial para o bom andamento dos negócios. Nesse sentido, a tecnologia consegue auxiliar seja para tornar mais ágeis e econômicas as trocas de informações internas, com economia em ligações telefônicas e comunicação instantânea, seja para comunicar ao público externo as vantagens nos serviços e produtos oferecidos, por meio, por exemplo, de ações de inbound marketing e direcionamento de conteúdo.

 

Tecnologia para segurança dos dados
 
A tecnologia representa, também, segurança às informações tanto para evitar que sejam acessadas por pessoas mal intencionadas como para assegurar que não serão perdidas caso ocorram danos à estrutura física da empresa.
Atualmente, apenas 16% dos negócios contam com recursos para a proteção de dados, de acordo com levantamento realizado pela Techaisle. A utilização de tecnologias dessa natureza permite a instalação de protocolos para a promoção do sigilo de informações, sejam elas relativas a própria empresa ou aos clientes. Isso é fundamental para inspirar a confiança do público e representa um diferencial de mercado importante. No mais, pode evitar dores de cabeça com a exposição inadequada de materiais sigilosos.
 

Sebrae — Foto: Divulgação

Outro benefício da tecnologia para a segurança está ligado à preservação das informações em situações de imprevistos, com o armazenamento de dados nas nuvens. Dessa forma, mesmo que a estrutura física na qual estão guardadas as informações sofra qualquer dano, ainda será possível ter acesso completo aos conteúdos, mantendo prazos e produtividade.
 

Tecnologia no caminho da inovação
 
A inovação é um desafio comum aos empresários, portanto, investir em tecnologia pode ser primordial para desencadear um processo criativo. Com ferramentas atuais e que tenham a capacidade de facilitar atividades, a equipe tende a se manter mais envolvida e motivada, contribuindo para a criação de um ambiente adequado para a geração de ideias. Desse modo, além do aumento de produtividade, é possível desbravar novos mercados.
Assim como qualquer investimento, é preciso que os gestores tenham em mente os custos envolvidos nesse tipo de decisão, o aumento de produtividade que isso irá gerar e, por fim, qual o retorno financeiro e de qualidade que isso representa.
Para auxiliar nesse processo, os gestores devem buscar orientações e formação adequada. O Sebrae/SC oferece cursos e conteúdos que contribuem nesse processo. Apenas após esse reconhecimento é que a compra e a contratação de novos serviços devem ser colocadas em prática.
 

Vídeo

Fotos

Pequenas empresas investem em tecnologia para crescerem

Foto: Divulgação

https://w3go.me/cbkkj

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear